fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Ataléia

Terra das Escaladas!

Rodeada de belas e imponentes montanhas, Ataléia é conhecida por escaladores e montanhistas de todo Brasil como a “Terra das Escaladas”. O conjunto paisagístico de formações rochosas de sua região, com imensos monólitos erguidos há milhares de anos, atraem aventureiros de todo o país e do mundo! Os rios e as cachoeiras de seus povoados completam o cenário perfeito para momentos de muito lazer e descontração, neste lugar de gente amável e hospitaleira! Venha se aventurar também nos encantos de Ataléia!

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e lazer de Ataléia

Endereço: Rua Itambacuri, 241, Centro, Ataléia.

Telefones: (33) 3526 1465/ (33) 99844 9299.

E-mail: smeataleia@hotmail.com

Site: www.ataleia.mg.gov.br

Facebook: Prefeitura de Ataléia.

Instagram: @prefeituradeataleia

Terra das Escaladas!

As primeiras notícias que se tem do povoamento do atual município de Ataléia, datam de 1928, quando chegava à região Vicente Pedroso dos Santos, vindo de Teófilo Otoni, fazendo as primeiras derrubadas e construindo a sua habitação. Dois anos depois, chegaram outras famílias, dentre elas, a do senhor José Juscelino, a do senhor Altino Pedroso, a do senhor Antônio Lemos de Souza, a do senhor João Machado, a do senhor Marcelino Soares, a do senhor Antônio Rodrigues e a a do senhor Salim Gazel. Posteriormente, o senhor Vicente Pedroso dos Santos doou uma área de três alqueires de terra para a instalação do comércio e a construção da Igreja do município.

O garimpo foi a principal causa da ocupação de Ataléia, atraindo para à comunidade grande número de pessoas. Ainda hoje, vêem-se espalhadas por todo o município muitas lavras como a do Avião, a do Córrego Seco, a do terreiro de Pedra, a do Conja, a do Caianas e outras.

Em 1928, foi celebrada a primeira missa no povoado, tendo como padroeiro o Senhor Bom Jesus da Lapa.

A origem do topônimo deve-se ao fato de o município ter sido ponto de observação e vigilância, quando o então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Benedito Valadares Ribeiro, criou uma expedição com a finalidade de estudar a emancipação dos povoados fronteiros com o Estado do Espírito Santo. Foi o povoado então denominado “Ataléia”, que significa ponto de observação.

Ataléia foi elevada à categoria de município e distrito com a denominação atual pelo decreto lei nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado-se, então, do município de Itambacuri, com parte dos distrito de Fidelândia, ex-São Fidélis. e do distrito de Pescador, ex-São Pedro. Atualmente, Ataléia conta com 03 distritos: o de mesmo nome, Ataléia, mais os distritos de Fidelândia e Novo Horizonte.

Fonte: IBGE.

Hospedagens


Pousada Palmeiras New Life

Endereço: Rua Governador Valadares, 353, Centro
Telefone: (33) 9 9959-5505

Novo Mundo

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519

Bares e Restaurantes


Hotel e Restaurante Novo Mundo

Endereço: Rua Governador Valadares, 82, Centro
Telefone: (33) 9 8880-2519
Email: rosemiraguiar@yahoo.com.br

Palmeiras Lanches

Endereço: Rua Governador Valadares, 380, Centro
Telefone: (33) 98843 2888

Restaurante Belem

Endereço: Rua Teófilo Otoni, 15, Centro
Telefone: (33) 9 8821 4103

Restaurante Marmilanches

Endereço: Travessa Vereador Aguiar, 16, Centro
Telefone: (33) 3526 1219

Atrações Turísticas


Canaã do Brasil

Conhecido como o “Povoado das Escaladas”, Canaã do Brasil está distante a cerca de 18Km do Centro de Ataléia (via estrada do Roncamento). O bucólico e aconchegante povoado é cercado por um complexo de gigantescas montanhas, logo descobertas por alpinistas e escaladores de todo o Brasil, que buscam a comunidade para a prática dessas atividades. Atualmente, Canaã também vem recebendo vários praticantes de voo de parapente, que se juntam aos outros aventureiros para admirarem as belas paisagens da região. Mesmo que você não seja praticante de esportes radicais, uma visita ao povoado certamente proporcionará uma boa prosa com os seus moradores e belas fotos em um local de geografia diferenciada!

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e lazer de Ataléia

Endereço: Rua Itambacuri, 241, Centro, Ataléia.

Telefones: (33) 3526 1465/ (33) 99844 9299.

E-mail: smeataleia@hotmail.com

Site: www.ataleia.mg.gov.br

Facebook: Prefeitura de Ataléia

Instagram: @prefeituradeataleia


Pesque e Pague Diboa

Distante a cerca de 5Km do Centro de Ataléia, no Córrego Vila Seca, o Pesque e Pague Diboa atrai moradores e visitantes de toda a região. Com uma paisagem cênica, aos pés de uma grande e bela montanha e rodeado por mata nativa, este agradável espaço oferece um conjunto de lagos para pesca e serviço de bar e restaurante.

Dias e horários de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 07:00h às 18:00h.

Telefone: (33) 98725 7719.


Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus

A Igreja Matriz de Nosso Senhor Bom Jesus é a principal igreja católica de Ataléia. Com sua arquitetura eclética, está localizada no Centro da cidade, em frente à bela Praça Dom José Hass. Conta celebrações semanais e está aberta ao público diariamente.

Telefone: (33) 3526 1294.

E-mail: paroquiascruz@yahoo.com.br.

Facebook: http://www.facebook.com/santacruzataleia.


Roncamento

Ataléia é banhada pelo do Rio Norte, que durante a maior parte do seu trajeto vai levando calmamente as suas águas através de serras e vales, até desaguar no Rio São Mateus. Contudo, em alguns trechos, as águas do famoso rio formam belas cachoeiras com lindas paisagens, que atraem visitantes de toda a região, em busca de um contato maior com a natureza. Um desses trechos é conhecido na cidade como Roncamento, e está distante a cerca de 6Km do Centro de Ataléia, no Córrego de mesmo nome. No local, as corredeiras e quedas d´água fazem a alegria de moradores e turistas, que aproveitam o belo cenário para fazer piqueniques e tomarem banhos refrescantes. Os mais aventureiros podem aproveitar o passeio para conhecerem também a famosa Pedra do Roncamento, que fica bem próxima às corredeiras. A pedra é muito utilizada para a prática de atividades como trekking e escalada.

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e lazer de Ataléia

Endereço: Rua Itambacuri, 241, Centro, Ataléia.

Telefones: (33) 3526 1465/ (33) 99844 9299.

E-mail: smeataleia@hotmail.com.

Site: www.ataleia.mg.gov.br.

Facebook: Prefeitura de Ataléia.

Instagram: @prefeituradeataleia.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254