fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Jenipapo de Minas

Um oásis de belezas no sertão de Minas Gerais!

Terra de lendas, de história e estórias e de uma riqueza cultural fortíssima, Jenipapo de Minas encanta seus visitantes com a hospitalidade de sua gente, seus variados eventos ao longo do ano e seus deliciosos produtos da gastronomia típica local. Não tem como não ficar com água na boca com o tradicional pastel da Feira de Sábado, ou mesmo não levar pra casa o famoso licor de jenipapo, fruto que dá nome à cidade, onde outrora havia várias árvores desta espécie. Seja nos sabores, nos festejos, nas belezas das paisagens ou na arte de acolher bem, Jenipapo de Minas te espera para vivenciar momentos de muita alegria e autenticidade! Seja bem vindo!

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Jenipapo de Minas
Endereço: Rua Direita, S/N, Centro.
Telefone: (33) 98808 9358.
E-mail: jenipapo.cultura.turismo@outlook.com.
Site: www.jenipapodeminas.mg.gov.br.
Instagram: @turismojenipapodeminas.

Em jenipapo de Minas, as belezas e tradições surpreendem tanto quanto a hospitalidade de sua gente!

O nome Jenipapo vem, é claro, dos inúmeros jenipapeiros que existiam no lugar. Mas, o que este pequeno município tem mesmo é história pra contar. Diz a lenda, que um escravo que viveu por essas terras há dezenas de anos sofreu muito sob o domínio do seu senhor. Ao morrer, seu corpo foi arrastado da fazenda onde vivia até a sepultura, hoje localizada numa gruta no centro da cidade, conhecida como a Gruta de Pai Joaquim. Com o tempo, pessoas de lugares distantes vinham fazer romarias para cumprirem suas promessas e venerar a imagem deste homem, cuja alma virtuosa diziam conceder graças àqueles que a ele recorressem.
Os anos se passaram, mas, a devoção do povo continuou a mesma. Prova disso são os grandes eventos do município, que não por acaso homenageiam santos da igreja católica. As maiores festividades jenipapenses são a Festa de São Sebastião, realizada sempre em janeiro, a Festa de Pai Joaquim, que apesar de não ser considerado um santo pela Igreja Católica, também recebe suas homenagens no mês de maio e, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada no mês setembro. Com tamanha expressão de fé, uma visita à Capela de São Sebastião, localizada na Praça Bom Pai, torna-se imprescindível.
Outra atração local é uma grandiosa obra feita através de uma parceria entre Governo de Minas e o Governo Federal. Trata-se da Barragem de Setúbal, edificada para resolver o problema da água na região com a perenização do Rio Setúbal. O lugar apresenta uma paisagem bucólica formada pelo rio de mesmo nome, montanhas e um imenso lago. A expressividade cultural do município também é marcante. Sua gente acolhedora preserva tradições folclóricas e sabe como ninguém produzir licores, geléias e artesanatos bastante apreciados pelos seus moradores e visitantes. Assim é Jenipapo de Minas, um oásis de cultura, fé e natureza em meio ao sertão mineiro.

Hospedagens


Dormitório das Rosas

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 30, Centro.
Telefone: (33) 98885 9579.

Hotel Real Minas

Endereço: Rua Direita, 329, Centro.
Telefone: (33) 98896 3374.

Pousada JVC

Endereço: Rua Direita, S/N, Centro.
Telefone: (33) 3738 9096.

Bares e Restaurantes


Bar do Liu

Endereço: Rua Direita, S/N, Centro.
Telefone: (33) 98872 2960.

Bar e Restaurante do Flavinho

Endereço: Rua Monsenhor Bernadino S/N, Centro.
Telefone: (33) 98804 4071.

Bar e Restaurante Junto e Misturado

Endereço: Comunidade Santa Luzia, LGM-676.
Telefone: (33) 98852 9803.

Pizzaria Alpha

Endereço: Rua Santos Dumont, 142, Centro.
Telefone: (33) 99855 9583.

Rede Ki-Mania Jenipapo

Endereço: Rua Costa, 342, Centro (Praça da Matriz).
Telefone: (33) 98857 4516.

Atrações Turísticas


Capela Fazenda do Riacho

Localizada na Comunidade Rural do Riacho, a 34Km do Centro da cidade, a Capela Fazenda do Riacho é um bem patrimônio tombado pelo município, desde 2008. A data de sua edificação é estimada por volta da segunda metade do Século XIX. Foi construída pelo Senhor Joaquim Theodoro da Costa, então fazendeiro da região. Reza a lenda, que o “Senhor Fazendeiro” foi sepultado dentro da capela, em um túmulo que se encontra em um dos seus cômodos. O local é considerado de grande relevância histórica e cultural para Jenipapo de Minas.

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Jenipapo de Minas

Endereço: Rua Direita, S/N, Centro.

Telefone: (33) 98808 9358.

E-mail: jenipapo.cultura.turismo@outlook.com.

Site: www.jenipapodeminas.mg.gov.br.

Instagram: @turismojenipapodeminas.


Capela de São Sebastião

Localizada na Praça Bom Pai, no Centro da cidade, a Capela de São Sebastião homenageia este santo que é o padroeiro do município. Foi construída em 1931 pelos moradores do então vilarejo, que se reuniam frequentemente no local para rezarem terços. Conta a história, que após o término da construção, os fiéis fizeram uma grande festa com leilões, novena e uma procissão que saiu de uma fazenda das imediações até a capela recém construída.


Barragem do Rio Setúbal

Distante a cerca de 20Km do centro de Jenipapo de Minas, em direção a Agrovila Monte Alegre, a Barragem do Rio Setúbal foi construída através de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de Minas Gerais e custou cerca de 160 milhões de Reais. Sua instalação, além de ter contribuído para a perenização e armazenagem da água do rio, o que aliviou os períodos de estiagem na região, trouxe uma bela paisagem formada por um imenso espelho d´água, montanhas e vegetação nativa, ideal para ser admirada em dias de céu límpido.

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Jenipapo de Minas

Endereço: Rua Direita, S/N, Centro.

Telefone: (33) 98808 9358.

E-mail: jenipapo.cultura.turismo@outlook.com.

Site: www.jenipapodeminas.mg.gov.br.

Instagram: @turismojenipapodeminas.


Gruta de Pai Joaquim

Localizada na Praça Bom Pai, no Centro da cidade, a Gruta de Pai Joaquim é um patrimônio histórico construído em referência a um antigo morador local. Contam os antigos habitantes, que Pai Joaquim foi um escravo morto cruelmente pelo seu senhor e, desde então, costuma fazer milagres a quem ele recorre. No mês de maio, uma grande festividade em sua homenagem é realizada em Jenipapo de Minas. A gruta é aberta para visitação do público durante todos os dias da semana e 24 horas por dia.


Mercado Público Municipal

Visita obrigatória para os turistas, o Mercado Municipal de Jenipapo de Minas está localizado na Praça Bom Pai, no Centro da cidade. No local é possível encontrar uma variedade de verduras, legumes e frutas fresquinhas, além de carnes bovinas, aves, doces, queijos, requeijões, rapadura, manteiga de garrafa, além dos famosos licores de jenipapo e outras especiarias produzidas de maneira artesanal na região. Outra tradição do lugar é Pastel do Sr. Valdir, que há quase três décadas encanta os paladares de moradores e visitantes. O melhor dia para visita ao mercado é aos sábados, quando acontece a Feira Livre da cidade.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254