fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Ladainha

Venha descobrir um lugar bonito por natureza!

Ladainha é um dos maiores refúgios naturais da região do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, em Minas Gerais. Com lindas cachoeiras, a cidade é perfeita para relaxar e renovar as energias. Também é possível contemplar os monumentos preservados da antiga Ferrovia Bahia-Minas, estrada de ferro que ligava o nordeste mineiro ao sul da Bahia, e realizar atividades esportivas como trekking em pedras que tem em seus cumes belíssimas vistas para montanhas. Aqui você pode caminhar ou pedalar desfrutando paisagens cinematográficas, com uma seleção de quedas d´água, vivendo momentos únicos e inesquecíveis em meio à exuberante Mata Atlântica e a uma cultura preservada! Tudo isso com o acolhimento e a receptividade de um povo amável e hospitaleiro! Venha conferir também os encantos de Ladainha!

Informações Turísticas:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Ladainha Telefone: (33) 3524 1723.

E-mail: turismoladainha@gmail.com.

Facebook: facebook.com/turismoladainha.

Linda por natureza!

Linda por natureza! Assim pode-se descrever Ladainha, município que está entre os que possuem maior área de floresta preservada do estado de Minas Gerais. A variedade e a diversidade de flora e fauna, aliada a abundância de mananciais de água, tornam esse lugar um verdadeiro santuário ecológico, perfeito para a prática de atividades ligadas ao ecoturismo, como o trekking, o ciclismo ou mesmo banhos revigorantes nos inúmeros córregos, rios e cachoeiras da região. Mas, sem dúvida, o que mais chama a atenção em Ladainha é uma imponente pedra que se ergue majestosa a poucos quilômetros do centro e, é visível em diversos pontos da cidade. Essa formação rochosa fica ainda mais bela quando apreciada da “Ilha dos Caras”, pousada que está implantada dentro de um lago, próximo a antiga usina hidrelétrica do município, que também merece uma visita.
Ladainha é rica não apenas em ambientes naturais. A história local também contempla inúmeras preciosidades. Um dos exemplos são os vestígios da Estrada de Ferro Bahia-Minas, construída por volta de 1882, no intuito de transportar a madeira que era extraída do nordeste mineiro até o porto de Caravelas, já no estado da Bahia. Para ver de perto a herança desse tempo é só visitar uma das construções deixadas pela Ferrovia, como a antiga estação ferroviária; o pontilhão de ferro, na entrada da cidade e com vista para a Pousada Ilha dos Caras; o túnel por onde passavam à locomotiva Poxichá e seus vagões e a oficina das máquinas, situada próxima ao centro.
Com tamanha diversidade histórica, cultural e natural, fica fácil entender porque tantas pessoas se encantam por Ladainha. Mais compreensível ainda é saber que estar num lugar como este, requer a prática constante de uma frase ecológica já bem conhecida: "Deixar apenas pegadas, tirar apenas fotos e levar apenas saudades". Passeios organizados para Ladainha podem ser reservados na Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas: (33) 3523 1870.

Hospedagens


Pousada Kady

Endereço: Rua Américo Taipina, 31- Centro.
Telefone: Tel: 33- 3524-1679.

Pousada do Seu Dedé

Endereço: Rua da Usina, 1001 (ao Lado do Pontilhão da entrad
Telefone: Tel: 33- 3524-1439.
Email: dedealtivo@hotmail.com

Ilha dos Caras

Endereço: Rua da Usina, 1441-Usina.
Telefone: Tel: 33- 3524-1312/ 98826-3134.
Website: http://www.facebook.com/ilhadoscaras
Email: lucasmiglio01@hotmail.com

Hotel Cruzeiro

Endereço: R. Virgilio Rodrigues, 286, Centro
Telefone: Tel: 33- 3524-1298.

Pousada Recantos das Rosas

Endereço: Rua da Usina, 1000 (Ao lado do pontilhão)
Telefone: 33 3524-1439
Email: dedealtivo@hotmail.com

Pousada da Sandra

Endereço: Genesco Faria, 46, Centro
Telefone: 33 9 8711-6278
Email: naraliviaavelino@hotmail.com

Bares e Restaurantes


Bar Sitio Karibe

Endereço: Córrego da Pedra, S/N
Telefone: 33 9 8807.1319
Email: vanessaborgescosta@yahoo.com.br

Bate Papo Bar e Restaurante

Endereço: Av. João Bastos Cayo, 169 - Centro
Telefone: (33) 98739-5962 / 98833-1730
Email: nenamota@outlook.com.br

Restaurante da Sandra

Endereço: Rua Luiz Reis, 50-Centro.
Telefone: 33-988518397

Restaurante do Hotel Cruzeiro

Endereço: Rua Virgilio Rodrigues, 264-Centro.
Telefone: 33- 3524-1298

Atrações Turísticas


Usina Hidrelétrica Engenheiro Wenefredo Portela

Endereço: Rua da Usina, S/N.

Telefone: (33) 3524 1739.

Dias e Horários de funcionamento: todos os dias, das 07:00h às 17:00h.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 03Km.

A antiga Usina Hidrelétrica de Ladainha fica localizada na Rua da Usina, a cerca de 3Km do centro da cidade. O local foi construído na primeira metade do Século XX e serviu para a captação de água e fornecimento de energia para o município. Conta com uma bela paisagem formada por matas, rio, além das instalações da antiga usina. Caminhar pela bela área verde do local, contemplando a paisagem bucólica formada por árvoes, um grande lago e a queda d´água, é sem dúvida uma experiência relaxante e reenergizante!


Cachoeira de Dona Helena e Cachoeira da Ziza

Dias e horários de funcionamento: todos os dias, das 08:00h às 17:00h.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 09Km.

A Cachoeira de Dona Helena é conhecida por esse nome em homenagem a sua proprietária, uma simpática senhora de mesmo nome, que atende cada visitante com um sorriso no rosto e amor no coração! É considerada uma das melhores cachoeiras para banho em Ladainha. Possui uma queda d´água revigorante, além de um ótimo poço para nadar ou apenas ficar admirando a paisagem e a limpidez da água do local. Bem próxima a Cachoeira de Dona Helena está a Cachoeira da Ziza, com aproxidamente 30 metros de altura e uma linda queda d’água, que é impossível de não se encantar. Uma segunda queda pode ser vista a partir deste atrativo, o que deixa esse passeio ainda mais interessante, já que muitas cachoeiras podem ser apreciadas em uma só visita!

Contato de guia para conhecer as cachoeiras: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Cachoeira de Santana

Endereço: Comunidade de Santana III, Distrito de Concórdia do Mucuri.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 40 km.

Localizada no Distrito de Concórdia do Mucuri, a 40Km do Centro de Ladainha, a Cachoeira de Santana é considerada uma das mais belas do município. Pertencente a APA do Alto do Mucuri e com uma grande queda d´água, esse atrativo natural é ideal para apreciar registrar belas fotos!

Contato de guia para conhecer a cachoeira: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Pedra de Ladainha

Endereço: Córrego da Pedra.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 06Km.

Cartão postal da cidade, a Pedra de Ladainha é uma belíssima formação rochosa que pode ser vista em vários lugares e de diversos ângulos. A subida na pedra é feita com a ajuda de um cabo de aço e é considerada de grau médio-alto de dificuldade, sendo recomendada apenas para pessoas que tenham costume em praticar exercícios físicos. O esforço para chegar até o cume da pedra é recompensado por uma vista deslumbrante das montanhas da região e um belo horizonte que é completado pela paisagem da cidade de Ladainha, que está logo abaixo. Sem dúvida, um ótimo desafio para quem deseja sair da zona de conforto e buscar novas aventuras!

Contato de guia para conhecer a Pedra de Ladainha: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Aldeia Verde da Tribo Maxacalis

Endereço: Córrego Curvina.

Contato: (33) 99988 7703-Maísa Maxacali.

Período de visitação: todo ano.

Forma de entrada: restrita (somente com autorização).

Distância do Centro: 25Km.



A tribo indígena Aldeia Verde abriga um dos últimos remanescentes da etnia Maxacali, que vivia nas terras do Leste e Nordeste de Minas Gerais. Os índios maxacali ainda falam somente o dialeto de seus ancestrais. Alguns se comunicam muito bem em português. A tribo produz e comercializa artesanato feito com sementes, madeiras e outros elementos naturais como a imbaúba. A visitação na aldeia é feita mediante agendamento prévio com o contato informado. Uma vez no local, é possível conhecer o centro de reuniões dos habitantes e adquirir o artesanto feitos pelos índios.

Contato de guia para conhecer a Aldeia: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Cachoeira do Córrego São Gerônimo

A Cachoeira do Córrego São Jerônimo, também conhecida como "Cachoeira de Lindembergue", fica localizada a aproximadamente 25 km do centro de Ladainha, em direção ao Córrego São Jerônimo, por estrada de terra em bom estado de conservação. O local conta com queda d´água e bom poço para banho. É procurada por moradores e visitantes da região também para pescaria. Uma boa opção para conhecer este atrativo turístico é através dos moradores locais que prestam serviços de condutores de turismo. Contatos: Denis-(33) 9 8825.6880 e Silmar-(33) 9 8832.0161.


Túnel da Antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas

Endereço: Córrego da Poaia.

Distância do Centro: 6,5Km.

Finalizado em 31/12/1920, o túnel possui 156 metros de comprimento e um desafio da engenharia na época. Foi construído por Felicindo Gonzalez, espanhol contratado para dinamitar as rochas e confeccionar os blocos para a sua estrutura. Sua escavação iniciou-se em 1918, sendo terminada dois anos depois. Adentrar neste legado da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas, além de provocar uma gostosa sensação de frio na barriga, também nos faz imaginar como se deu a sua construção, num passado onde não havia tantas inovações para a realização de obras urbanas. É como imergir num verdadeiro túnel do tempo e voltar a ser criança se imaginando o personagem maquinista da locomotiva maria fumaça, que puxava os vagões da Bahia-Minas. Ao lado do túnel está uma cachoeira com aproximadamente 4 metros de queda de água, que encanta moradores e turistas com o encontro dos rios do Córrego da Cachoeira e do Córrego Bom Sucesso. Com uma beleza singular e vegetação exuberante, a cachoeira também tem ótimos poços para banho.

Contato de guia para conhecer o túnel e a cachoeira: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Construções Históricas da Antiga Ferrovia Bahia-Minas

Ladainha é o município da região do Circuito Turístico das Pedras Preciosas que detém o maior número de construções históricas preservadas da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas, que ligava o nordeste mineiro ao sul da Bahia. No centro da cidade ainda é possível ver a antiga Estação Ferroviária e a Casa do Agente, que funcionava como moradia para um trabalhador da linha férrea, além de outras casas, que também serviam de residência para esses trabalhadores. Próximo ao centro está a Oficina das Máquinas, onde eram consertados os vagões da Ferrovia. Logo na entrada da cidade está o pontilhão de ferro, por onde passavam os trilhos da Bahia-Minas. A cerca de três quilômetros do centro, em direção a Novo Cruzeiro, está o túnel por onde adentravam os vagões. Todas as construções datam da década de 1918 e estão em bom estado de conservação.

Contato de guia para conhecer as construções históricas da Ferrovia Bahia-Minas: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Cachoeira do Senhor Wilson

Endereço: Córrego Boa Esperança

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 06km.

A Cachoeira do Sr. Wilson é formada pela correnteza do Córrego Boa Esperança, que após uma queda d´água forma um grande poço, muito procurado por moradores e visitantes de Ladainha em dias de calor! O local é ideal para banho, piqueniques e lazer com a família e amigos, e é a cachoeira mais próxima da cidade de Ladainha.

cachoeira seu wilson (9).JPGContato de guia para conhecer a cachoeira: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Cachoeira do Icary

Endereço: Córrego do Icary.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 11Km.

Localizada próxima de uma antiga estação da Ferrovia Bahia-Minas e dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Alto Mucuri, a cachoeira é formanda por uma mistura de corredeiras. Apesar de seu acesso um pouco íngrime, o seu seu delicoso poço para banho recompensa qualquer esforço para chegar neste belíssimo atrativo de Ladainha!

Contato de guia para conhecer a cachoeira: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Pedra do Jardim

Localizada a aproximadamente 18Km do Centro de Ladainha e fazendo parte do Distrito de Concórdia do Mucuri, a Pedra do Jardim oferece um espaço amplo, onde é possível fazer um piquenique, acampamento ou apenas um passeio para apreciar a bela vista da região, principalmente no nascer e no pôr do sol, que são incríveis vistos a partir do local, assim como as noites de lua e céu estrelado! Da Pedra do Jardim também é possível avistar a Pedra de Ladainha, cartão postal da cidade!

Contato de guia para conhecer a Pedra do Jardim: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.


Rancho Alto da Serra

Endereço: Córrego Curvina.

Telefone: (33) 99902 6597-Regiane.

Dias e horários de funcionamento: por agendamento.

Período de visitação: todo o ano.

Forma de entrada: paga.

Distância do Centro: 12km.



O Rancho Alto da Serra conta com uma linda cachoeira e é uma excelente opção para curtir um fim de semana relaxante, ou mesmo passar um dia inteiro de lazer. O lugar possui inúmeras belezas naturais ao seu redor, que convidam a ouvir canto dos pássaros e o barulho das águas do Rio Mucuri! O Rancho disponibiliza área para camping em meio as árvores, espaço de cozinha, banheiros e iluminação.


Pedra do Rastro

Endereço: Córrego da Pedra.

Forma de entrada: gratuita.

Distância do Centro: 04Km.

Com uma trilha diferenciada e de pequeno percurso, à Pedra do Rastro recebeu este nome por causa das marcas que nela existem que se assemelham com pegadas de animais. Possui uma vegetação exeburenate, além de vista ampla e encantadora para a região. Em algumas épocas do ano é possível ver as nuvens no local passando bem aos pés dos aventureiros! Da Pedra do Rastro também é possível avistar a famosa Pedra de Ladainha, cartão postal da cidade, como uma linda pintura de quadro, que vale a pena conhecer!

Contato de guia para conhecer a Pedra do Rastro: (33) 98821 2540-Recanto Florescer.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254