fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
  • +55 (33) 3523-1870
  • +55 (33) 9 8850 2254

Novo Cruzeiro

Terra da Cachaça!

Novo Cruzeiro, lugar de gente trabalhadora e hospitaleira, que se orgulha de seu legado histórico, marcado pela Estrada de Ferro Bahia-Minas. É também conhecida como a “Terra da Cachaça”, por produzir essa iguaria de qualidade, reconhecida até no mercado internacional. A culinária é rica e tradicional, com destaque para os biscoitos de goma, os doces, o queijo e o requeijão. É aqui o lugar onde se faz o mais delicioso almoço de domingo, onde a mesa é farta e não pode faltar as variedades da carne de porco e o frango caipira, além da melhor pamonha da região. O território neocruzeirense é constituído de uma diversidade geográfica com lindas paisagens, proporcionando várias possibilidades de lazer, além de excelentes serviços de meios de hospedagem, bares, restaurantes e outros serviços de apoio ao turista. Aqui se abraça o visitante, que acaba se tornando de casa, e anseia por voltar logo para essa cidade de gente amável e de coração acolhedor!

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200.

E-mail: educacaonc@hotmail.com

Site: www.novocruzeiro.mg.gov.br

Facebook: facebook.com/educacaoeculturanc

Instagram: @educacaonc

Terra do Festival da Cachaça e das construções antigas da extinta Ferrovia Bahia-Minas.

1944: “Estamos com um novo dinheiro circulando pelo Brasil afora. Ele chegou para melhorar nossas vidas, reduzir a miséria dos mais necessitados. Para que nossa terra tão querida seja próspera e que caminhe rumo ao progresso junto com o Cruzeiro, esse novo dinheiro, que ele nunca há de faltar para a nossa gente, nada mais justo que o nosso município receba o nome de “Novo Cruzeiro”. E foi assim, com esta objetiva expressão pronunciada por um morador local, o Sr. Olímpio Alves, que a antiga Vila de Gravatá passou a ter o nome de uma moeda brasileira.
Mas, as características nacionalistas não estão apenas no nome deste município. Novo Cruzeiro é reconhecido como um dos maiores produtores de cachaça do Brasil. Para saber o motivo deste título basta visitar uma das fazendas locais (algumas centenárias), que produzem a aguardente, tida pelo mercado como de boa qualidade. Anualmente, as iguarias são expostas no maior evento do gênero da região: O Festival da Cachaça, que acontece regularmente no mês de setembro e reúne milhares de pessoas em sua edição. Outros eventos religiosos e festivos, como o carnaval e a Festa de São Bento, também acontecem no decorrer do ano e atraem público cativo.
Mais uma dica de visitação em novo Cruzeiro são as construções da antiga Ferrovia Bahia-Minas, que até meados do século passado ligava o nordeste mineiro ao sul da Bahia. No centro da cidade está à antiga estação principal e a casa do agente ferroviário. Já no Distrito de Queixada, também existe uma estação e uma antiga caixa d´água, usada para abastecer os vagões da locomotiva. Em termos de atrativo natural, a Cachoeira de Maria Farias, distante a 5km do centro, está entre os pontos mais procurados durante os dias de calor.
Novo Cruzeiro é, por assim dizer, uma viagem no tempo, onde passado e o presente interagem e encantam a todo o momento.

Hospedagens


Hotel Nossa Senhora das Graças

Endereço: Pça. Dom José de Haas, 108, Centro.
Telefone: 33 3533 1239

Hotel Carvalho

Endereço: Av. Júlio Campos, 258, Centro .
Telefone: 33 3533 1287

Hotel Central

Endereço: Av. Júlio Campos, 336, Centro.
Telefone: 33 98894.4252.

Hotel São Bento

Endereço: Pça. Sargento Noraldino Rosa, 373, Centro.
Telefone: 33 98814.9148

Hotel Luara

Endereço: Pça. Dom José de Haas, 152, Centro.
Telefone: 33 3533 1944

Hotel Orneles

Endereço: Rua Presidente Bernardes, 167, Centro .
Telefone: 33 3533 1309

Hotel Trem Mineiro

Endereço: Rua Joaquim Pereira, nº 179, bairro Cristo Rei.
Telefone: 33 98849 6002

Hotel Triângulo

Endereço: Av. Júlio campos, nº 601, bairro centro.
Telefone: 33 3533 5049

Bares e Restaurantes


Bar e Pizzaria Trem Mineiro

Endereço: Rua Joaquim Pereira, nº 179, bairro Cristo Rei.
Telefone: 33 98818 5701

Castelos Bar

Endereço: Rua Joaquim Maravilha, 68, Centro.
Telefone: 33 99973 3245

Fernando Lanches

Endereço: Praça Sargento Noraldino Rosa, S/N, Centro.
Telefone: 33 98832 7728

Kabana’s Bar

Endereço: Rua Joaquim Maravilha, 37, Centro.
Telefone: 33 98876 1521

Mania do Açai

Endereço: Rua Joaquim Maravilha, 48, Centro.
Telefone: 33 98861 6745

Padaria Arte Pães

Endereço: Rua Presidente Bernardes, 55, Centro.
Telefone: 33 3533 1314.

Padaria Vic

Endereço: Avenida Júlio Campos, 328, Centro.
Telefone: 33 3533 1253

Pastelaria Central

Endereço: Rua David Mussi, 35, Centro.
Telefone: 33 3533 1227

Restaurante e lanchonete o Pastelão

Endereço: Rua Tancredo Neves, 26, São Bento.
Telefone: 33 3533 1876

Restaurante e Pizzaria D’Lourdes

Endereço: Rua Joaquim Maravilha, 45, Centro.
Telefone: 33 3533 1365

Restaurante e Pizzaria Sabor de Minas

Endereço: Av. Júlio Campos, 389, Loja 02, Centro .
Telefone: 33 98710 3840

Restaurante Paladar

Endereço: Rua Joaquim Pereira, 88, Cristo Rei.
Telefone: 33 3533 1285

The Egg’s Bar

Endereço: Praça Dom José de Haas, 178, Centro.

Zói Bar

Endereço: Praça Sargento Noraldino Rosa, s/n, Centro.
Telefone: 33 98837 3534

Atrações Turísticas


Pedra da Fazenda São Bento

Localizada na Fazenda São Bento, no Córrego Quarador, a 5km do Centro da cidade, esse imponente maciço rochoso abriga o famoso Muro das Pedras, patrimônio cultural de Novo Cruzeiro. O local também é utilizado por visitantes para trilhas de nível médio e para apreciar as belíssimas paisagens da região.

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200.

E-mail: educacaonc@hotmail.com.

Site: www.novocruzeiro.mg.gov.br.

Facebook: facebook.com/educacaoeculturanc.

Instagram: @educacaonc.


Caixa D’água – Distrito de Queixada

A antiga caixa d’água do Distrito de Queixada era utilizada para abastecer as caldeiras da “Maria-Fumaça” da antiga Ferrovia Bahia-Minas, pois se tratavam de locomotivas movidas a vapor. Atualmente faz parte do conjunto arquitetônico da antiga estrada de ferro no Município. Está localizada bem no Centro do Distrito de Queixada.


Festival da Cachaça de Novo Cruzeiro

Conhecida com uma das maiores festas da região, o tradicional Festival da Cachaça de Novo Cruzeiro é realizado anualmente no mês de setembro e conta com shows de artistas de renome nacional, além de exposição das cachaças produzidas no município e exposição dos produtos da agricultura familiar, como os famosos biscoitos de goma, queijos, requeijões e rapaduras. O festival acontece no Parque de Eventos, localizado na Rua Joaquim Maravilha, S/N, no Bairro São Bento.

Maiores informações:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200.

E-mail: educacaonc@hotmail.com

Site: www.novocruzeiro.mg.gov.br

Facebook: facebook.com/educacaoeculturanc

Instagram: @educacaonc


Pontilhão de Ferro

As antigas estruturas de ferro trazidas da Inglaterra para construção da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas mantêm seus traços originais, remetendo à época das atividades da Maria Fumaça na região. Os pontilhões são atrativos turísticos para quem percorre a rota da Bahia-Minas nos dias atuais, sendo ponto de parada de ciclistas e caminhantes para apreciar a icônica arquitetura e a paisagem da região. O pontilhão está localizado a 10Km do Centro da cidade, sentido ao Distrito de Queixada, na rodovia LMG 678.


Estação da Ferrovia Bahia-Minas – Distrito de Queixada

A estação ferroviária do Distrito de Queixada foi inaugurada em 1924, fazendo parte do conjunto arquitetônico da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas. Anos após o encerramento das atividades, passou por um processo de restauração e hoje se encontra em perfeito estado de conservação. Está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h.

Endereço: Rua Principal, S/N, bem no Centro do Distrito de Queixada.


Capela de Santa Terezinha - Distrito de Queixada

A Capela Santa Terezinha foi construída por volta de 1930 para substituir a primeira Igreja do Distrito de Queixada. A fachada permanece intacta até os dias atuais. Em seu interior abriga a imagem de Santa Terezinha, padroeira do local. A imagem chegou ao Brasil por navios até o litoral baiano, e trazida até a capela através da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas. Está localizada bem no Centro do Distrito de Queixada.


Gastronomia

Novo Cruzeiro é reconhecida na região pelos seus deliciosos produtos oriundos da sua agroindústria. Na rica culinária tradicional destacam-se principalmente os biscoitos de goma, bastante apreciados pelos visitantes e comercializados em todo o Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri; o queijo; o requeijão; os doces, dentre outros produtos que podem ser encontrados em mercearias da cidade e na tradicional feira do Mercado Municipal. Contudo, a cachaça de Novo Cruzeiro é o produto típico local mais conhecido no Brasil, e faz o município ter o título de “Terra da Cachaça”. A produção artesanal de cachaça de Novo Cruzeiro tem referência de qualidade e possui marcas premiadas internacionalmente. Essas iguarias podem ser encontradas e consumidas nos bares, restaurantes e nas mercearias da cidade. Alguns alambiques das principais cachaças também podem ser visitados pelos turistas.

Maiores informações:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200.

E-mail: educacaonc@hotmail.com

Site: www.novocruzeiro.mg.gov.br

Facebook: facebook.com/educacaoeculturanc

Instagram: @educacaonc


Festival da Cozinha Tradicional de Novo Cruzeiro

O Festival da Cozinha Tradicional é um evento que reúne todas as manifestações gastronômicas e culturais de Novo Cruzeiro, proporcionando aos seus participantes a oportunidade de conhecer o modo de fazer e as receitas dos pratos típicos do município. Além de ser agradável aos olhos, aos ouvidos e ao paladar, o festival também possibilita uma viagem no tempo, revivendo as memórias e as tradições da culinária e da história local. O evento é realizado anualmente no mês de agosto e atrai moradores e turistas de toda a região. Acontece na Praça Sargento Noraldino Rosa, S/N, Centro.


Pedra Formosa

Localizada no povoado do Ribeirão da Pedra, a 28 km do Centro cidade, a Pedra Formosa possui uma das mais conhecidas trilhas de montanhismo da região, considerada de nível leve, já que não exige muito preparo físico, e é indicada para quem está começando a praticar esse tipo de atividade. Mas se você não costuma praticar esportes, essa bela formação rochosa também possui um visual incrível, ideal para apreciar todo o conjunto da paisagem ao redor e fazer lindas fotos.

Maiores informações sobre esse atrativo:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer de Novo Cruzeiro

Telefone: (33) 3533 1200.

E-mail: educacaonc@hotmail.com.

Site: www.novocruzeiro.mg.gov.br.

Facebook: facebook.com/educacaoeculturanc.

Instagram: @educacaonc.


Estação da Ferrovia Bahia-Minas-Sede

A Estrada de Ferro Bahia-Minas começou a ser aberta em 1881, ligando o arraial de Ponta de Areia, em Caravelas, na Bahia, até a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Ao todo, a ferrovia possuia 578Km. Estação São Bento, na sedo do município, foi inaugurada em 1924, tendo seu nome alterado posteriormente para Novo Cruzeiro. Após o encerramento das atividades da estrada de ferro, esse importante patrimônio local passou por um processo de restauração e atualmente se encontra em perfeito estado de conservação, abrigando o Departamento Municipal de Cultura. É aberta para visitações de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h.

Endereço: Praça Sargento Noraldino Rosa, 255, Centro.


Casa do Agente Ferroviário–Distrito de Queixada

A antiga Casa do Agente da Estação Ferroviária Bahia-Minas do Distrito de Queixada está em perfeito estado de conservação. Hoje o local abriga o Espaço Cultural Professor João Áureo Campos, que guarda parte da história e da memória do povo queixadense. Está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h.

Endereço: Rua Principal, S/N, no Centro do Distrito de Queixada.


Capela São Francisco de Assis

Construída por volta de 1930, a Capela São Francisco de Assis carrega as marcas de sua história, mantendo a sua arquitetura da época intacta com os seus detalhes ornamentais em massa de baixo relevo. Juntamente com outros bens, compõe o conjunto arquitetônico histórico e cultural de Novo Cruzeiro.

Endereço: Rua José Maria Preta, S/N, Bairro São Francisco.


Casa do Agente Ferroviário-Sede

Ao lado da antiga estação da extinta Estrada de Ferro Bahia-Minas, está a Casa do Agente Ferroviário. O local era destinado à residência do agente, responsável por receber e distribuir as mercadorias, além de receber e depositar o dinheiro pago pelo transporte de mercadorias e passageiros da estação ferroviária. Este patrimônio está em ótimo estado de conservação e abriga departamentos públicos da prefeitura do município. Está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h.

Endereço: Praça Sargento Noraldino Rosa, 223, Centro.

Vídeos

fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar
fix bar

Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas
Avenida Visconde do Rio Branco, 730, Centro, Teófilo Otoni-MG. CEP: 39800-118.

+55 (33) 3523 1870.
+55 (33) 9 8850 2254